Na cidade de Jaguariaíva antes da criação de nossos serviços, as poucas tubulações que existiam eram importadas da Europa e eram em ferro fundido com juntas de chumbo. O responsável pela criação desse sistema foi o DNOS (Departamento de Obras Contra Secas). Com o crescimento da cidade e a necessidade de um sistema mais eficiente, a Prefeitura Municipal, que cuidava do sistema naquela época, resolveu criar através da Lei Municipal n°. 559, em 11 de novembro de 1969, a autarquia SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Jaguariaíva com o objetivo de captar, tratar e distribuir água para todo o município, efetuar a coleta de esgoto e acompanhar o crescimento da cidade operando e ampliando o seu sistema.
Com a criação do SAMAE, foram construídas captações de água no Rio Capivarí, Ribeirão Matarazzo e Ribeirão 3 Bocas. Para o tratamento de água foram criadas duas estações de tratamento, a ETA central e a ETA 3 Bocas e, para o tratamento de esgoto foi criado um sistema de lagoas de estabilização.
As imagens ao lado são de setembro de 1994 e de junho de 1995, quando a maior parte da rede coletora de esgoto estava sendo construída. A Rua Domingos Scolaro e a Rua São Luís, foram importantes ruas da região central de Jaguariaíva que tiveram essas tubulações de esgoto construídas nessa época.
Os serviços oferecidos pelo SAMAE para a população de Jaguariaíva teve um crescimento tão satisfatório que hoje, 100% da população urbana, já está sendo abastecida através de nossas redes de distribuição. São mais de 150 km de extensão de rede para fornecer água à mais de 10.900 ligações. Nosso sistema de esgoto também teve um crescimento acentuado nos últimos anos e, 80% de Jaguariaíva, já possui acesso às redes coletoras de esgoto. O SAMAE já esta executando projetos de ampliação dessas redes, que serão concluídos até 2017.